in design thinking

Design Thinking Process

Design Thinking
Design Thinking é um dos melhores métodos de projeto da atualidade. Os projetos focados em Design Thinking resolvem problemas e criam para eles respostas e soluções inovadoras. A linha desse pensamento quebra paradigmas. Ao invés do foco estar no problema e convergir para as suas possíveis soluções, o Design Thinking segue uma linha diferente de pensamento, na qual o foco está em criar as possíveis soluções. Ou seja, descobrir a necessidade humana, entender sua cultura e motivações, e a partir daí, desenvolver alternativas para essas necessidades.

O primeiro paradigma que precisamos quebrar aqui é que Design Thinking não é só para designers. Pelo contrário, ele serve para todas as disciplinas, e para o trabalho do branding é também muito eficaz. Então vamos lá!

“Projete experiências ao invés de produtos.” – AD

Simplificando, esse pensamento utiliza a sensibilidade do designer e os métodos para atender às necessidades das pessoas com o que é desejável e as pessoas precisem, tecnicamente possível e uma estratégia viável de negócios.

Design Thinking ProcessSimplificando, na prática ele funciona mais ou menos assim:

1. Vá para a rua. Estude o problema antes de dar alguma solução para ele. Observe o usuário da sua marca ou do seu produto, as pessoas que vão utilizá-lo diariamente. Essa é uma das partes mais importantes do processo.

2. Mude seu ponto de vista. Pense como eles e descubra necessidades que nem eles mesmos sabem expressar.

3. Idealize tantas quantas soluções puder. Quanto mais melhor.  Realize um brainstorming não só com designers, mas também com especialistas da área e usuários do seu futuro produto. Design é humano e deve começar com as necessidades humanas. Não se preocupe ainda com custos, relatórios ou procedimentos burocráticos. O momento é de criar sem nenhuma dessas preocupações.

4. Crie protótipos. Isso mesmo, no plural. Tão importante quanto criar produtos de qualidade, é vê-los funcionar. Quanto menos tempo levar para criar um protótipo, nem que ele seja simples e rudimentar, mais rápido poderá ver suas deficiências e corrigi-las.

5. Cheque os custos. Teste com os usuários, ofereça à eles uma nova experiência. Melhor que o consumo passivo é o participativo. Ninguém melhor do que eles poderão dizer que sua criação atenderá às suas necessidades. Bem, e se ainda não estiver satisfeito, volte pra qualquer ponto anterior dessa lista e comece novamente! Os erros são sempre aceitáveis e ajudam no desenvolvimento.

Design Thinking é estratégico.

Veja o processo de design thinking por Tim Brown:
design-thinking-large

O Tim Brown da IDEO publicou um livro sobre isso e tem uma palestra contando como isso funciona na prática. Mais do que o resultado, o importante pra gente aqui é ficar de olho no processo!

Download: Imagem Full Size

Download: Harvard Business Review sobre Design Thinking

Write a Comment

Comment